MATEMÁTICA
As chances dos goianos disputarem a Série A em 2024
O futebol goiano pode ter três equipes na Série A do ano que vem. Para isso, o Goiás, único representante do estado na primeira divisão hoje, precisa garantir sua permanência, enquanto Atlético e Vila Nova, na Série B, têm de garantir juntos o acesso para a elite do futebol brasileiro.
Após a realização da 31ª rodada do Brasileirão, o Goiás ocupa o 17º lugar, é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento com 32 pontos conquistados. São dois a menos que Santos, 16º colocado. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o esmeraldino tem pouco mais de 45% de chances de garantir sua permanência.
Na Série B, Vila Nova e Atlético se enfrentaram neste fim de semana em clássico válido pela 34ª rodada. A vitória de virada por 2 a 1 aumenta as chances de acesso da equipe colorada que, após os últimos resultados, viu o sonho da Série A mais distante. Agora o Tigre está a três pontos do Z4 e com a probabilidade de 17,3% de disputar a elite do Brasileirão em 2024.
Já o Atlético, apesar de derrotado, segue muito forte na briga por uma das vagas na Série A da próxima temporada. O rubro-negro tem 59 pontos e é o terceiro colocado, com 72% de chances de voltar para a primeira divisão um ano após o rebaixamento.