Welliton Matheus

Goiás aciona STJD e pede impugnação da partida diante do Athletic-MG por “erro de direito”

Por: Ygor Oliveira 25 jun 2025, 21:32

O Goiás oficializou um pedido de impugnação da partida contra o Athletic-MG, disputada na última segunda-feira (23), na Serrinha, pela 13ª rodada da Série B do Brasileirão. O clube esmeraldino alega que houve um “erro de direito” na condução da partida, o que pode abrir brecha para a anulação do jogo.

O argumento central do clube é que o árbitro da partida, Alexandre Vargas Tavares de Jesus, descumpriu o protocolo do VAR ao recorrer às imagens em um lance de expulsão por segundo cartão amarelo — o que, pelas regras, não é permitido.

De acordo com o protocolo do VAR, a arbitragem só pode recorrer ao vídeo em casos de expulsão por cartão vermelho direto, lances de gol ou não gol, marcação de pênaltis ou erro de identificação de atletas. Mesmo assim, o árbitro foi chamado pelo VAR e reviu o lance que culminou na expulsão do goleiro Adriel, do Athletic, por acúmulo de amarelos.

O lance polêmico

Goiás

Foto: Rosiron Rodrigues

O episódio ocorreu aos 11 minutos do segundo tempo. Adriel, que já havia recebido cartão amarelo por retardar o reinício de jogo, foi advertido novamente sob a justificativa de que atravessou o campo para reclamar da arbitragem. No entanto, o goleiro, na verdade, se preparava para cobrar uma falta a favor do Athletic.

Ao perceber o possível equívoco, o árbitro consultou o VAR, o que, segundo o Goiás, viola o protocolo. Na súmula, Alexandre Vargas justificou que solicitou as imagens por suspeitar de um “incidente grave despercebido”, o que, na visão do clube esmeraldino, não se sustenta dentro das regras.

Direito do Goiás

Goiás

Foto: Rosiron Rodrigues

O pedido do Goiás se apoia no artigo 259, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a possibilidade de anulação da partida em caso de erro de direito comprovado que possa ter influenciado no resultado. O caso agora está nas mãos do STJD, que irá avaliar o mérito do pedido e decidir se o jogo será mantido ou anulado.

Deixe um comentário

Você também vai gostar de ler

Faça parte!

Assine a nossa Newsletter