Copa Verde renasce em duas cores: Norte e Centro-Oeste terão troféus próprios a partir de 2026
A Copa Verde terá um novo formato a partir de 2026. A competição, criada em 2014, será dividida em dois troféus regionais: o Troféu Centro-Oeste e o Troféu Norte, em uma retomada histórica das antigas Copas Centro-Oeste (1999–2002) e Copa Norte (1997–2002). A confirmação será feita pela CBF na próxima quarta-feira (1º), durante o anúncio oficial do calendário do futebol brasileiro para a temporada.
Copa Verde terá novo formato para 2026

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Com a mudança, os campeões de cada troféu garantirão vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Após a definição dos vencedores regionais, os dois se enfrentarão em uma decisão que apontará o grande campeão da Copa Verde. Quem conquistar o título geral terá vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil, enquanto o outro finalista entrará apenas na fase inicial do torneio nacional.
A reformulação valoriza a tradição do futebol das duas regiões e resgata a importância dos torneios regionais que revelaram clubes e deram visibilidade a equipes fora do eixo Sul-Sudeste. A antiga Copa Norte, por exemplo, revelou o São Raimundo-AM, tricampeão entre 1999 e 2001, e teve como último campeão o Paysandu em 2002. Já a Copa Centro-Oeste foi dominada pelo Goiás no início dos anos 2000, além do título do Cruzeiro em 1999. Agora, com o novo modelo, a CBF busca dar mais protagonismo aos clubes do Norte e Centro-Oeste e fortalecer o calendário dessas regiões.