Após derrota do Vila Nova, Guto Ferreira detona arbitragem de Lucas Torezin: “Não aguentava correr…”
A derrota do Vila Nova por 2 a 1 para o Novorizontino, na noite desta sexta-feira (26), pela Série B do Campeonato Brasileiro, foi marcada por fortes críticas do técnico Guto Ferreira à arbitragem de Lucas Paulo Torezin. Após o confronto disputado no Estádio Jorge Ismael de Biasi, o treinador do Vila Nova afirmou que a atuação do árbitro teve influência direta no resultado e classificou sua condução da partida como “um absurdo”.
Guto detona arbitragem após derrota do Vila Nova

Foto: César Greco/Palmeiras
Na entrevista coletiva, Guto iniciou pedindo desculpas ao torcedor pelo resultado, mas concentrou boa parte de sua análise na atuação do árbitro. Segundo ele, Lucas Paulo Torezin não apresentava condições físicas para comandar a partida.
Em especial ao torcedor do Vila, pedir desculpas pelo resultado. Não era o que a gente objetivava. Agora, hoje foi um absurdo. Primeiro porque o cara não aguentava correr dentro de campo. O tempo todo, ele estava ofegante, parando o jogo, às vezes sem razão nenhuma – afirmou.
O treinador também contestou o lance em que o Vila Nova reclamou de um possível pênalti sobre André Luís. Na avaliação de Guto, a arbitragem interrompeu a jogada para marcar uma falta de João Vieira em Léo Naldi, em uma interpretação diferente da adotada durante o restante da partida.
O lance em que era para marcar pênalti para a gente, ele foi ver uma falta do João Vieira, sendo que o jogo inteiro interpretou lances iguais como jogadas normais – destacou.
Outro alvo das críticas foi a expulsão do volante Dudu. O jogador recebeu dois cartões amarelos e deixou o campo pouco antes do gol da vitória do Novorizontino. Para Guto, o primeiro cartão foi injusto e fruto de uma sequência de erros da arbitragem.
Expulsões tiram Guto do duelo contra o São Bernardo

Foto: Roberto Corrêa/VNFC
Além de Dudu, o próprio Guto Ferreira foi expulso durante a partida e não poderá comandar o Vila Nova à beira do gramado na próxima rodada. O auxiliar Wellington também recebeu cartão vermelho, situação que o treinador afirmou ter sido equivocada.
Segundo Guto, Wellington estava sentado no banco e sequer participou das reclamações que motivaram a punição. O treinador relatou que o árbitro identificou apenas que o auxiliar já possuía cartão amarelo e decidiu expulsá-lo.
O Wellington falou: ‘Mas eu não falei nada, estou quieto aqui’. Foi assim. Ele precisava achar alguém para impor respeito.
Sobre sua própria expulsão, Guto afirmou que apenas comunicou ao árbitro, de forma respeitosa, que a arbitragem havia prejudicado sua equipe.
Hoje passou do ponto. Hoje não dá para tolerar. Não é o fato de perder aqui, é o fato de como a gente perdeu o jogo.
Com a derrota, o Vila Nova permaneceu com 28 pontos e ainda corre o risco de perder a liderança da Série B no complemento da rodada. A equipe volta a campo no dia 6 de julho, quando recebe o São Bernardo no OBA. Suspenso, Guto Ferreira acompanhará a partida das tribunas, enquanto os auxiliares Juca e Ariel serão os responsáveis por comandar o time à beira do gramado.
