Romário

Banido por manipulação, ex-Vila Nova consegue reversão no STJD para voltar a jogar

Por: Ygor Oliveira 05 set 2025, 13:58

Dois anos após ter sido banido por envolvimento em manipulação de resultados, o atacante Romário, ex-Vila Nova, está oficialmente liberado para retomar a carreira. O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou nesta sexta-feira (5) o pedido de reabilitação do jogador e decidiu, por unanimidade, autorizar seu retorno aos gramados.

Ex-Vila Nova, Romário é liberado para voltar a jogar

Vila Nova

Foto: Guilherme Gonçalves

Romário havia sido o pivô da primeira fase da Operação Penalidade Máxima, conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO). O atleta admitiu que aceitou dinheiro de apostadores para cometer um pênalti em partida contra o Sport, pela Série B de 2022, mas acabou não sendo relacionado para o jogo e tentou aliciar outros colegas. O caso desencadeou uma investigação nacional e resultou em sua eliminação do futebol, além de multa de R$ 25 mil.

Agora, após cumprir todas as exigências previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva — incluindo o pagamento integral da multa, a comprovação de atividades profissionais fora do futebol e a apresentação de documentos que atestam sua idoneidade —, Romário conseguiu o parecer favorável do tribunal. Presente ao julgamento no Rio de Janeiro, o subprocurador-geral Eduardo Ximenes destacou a importância da decisão:

Não há outro entender a não ser pelo pleno cumprimento dos requisitos e ressaltando a importância da reabilitação dos atletas.

A liberação de Romário ocorre no mesmo julgamento que beneficiou também os atacantes Ygor Catatau e Gabriel Tota, igualmente punidos na Operação Penalidade Máxima. A partir de agora, todos estão aptos a assinar contrato com clubes e recomeçar suas trajetórias dentro de campo.

Deixe um comentário

Você também vai gostar de ler

Faça parte!

Assine a nossa Newsletter