CBF divulga novo calendário do futebol brasileiro para 2026
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, o calendário do futebol profissional masculino para 2026 e o planejamento até 2029. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Samir Xaud, que destacou o calendário como uma das prioridades de sua gestão, e pelo diretor de competições, Julio Avellar, responsável por detalhar as mudanças.
CBF lança novo calendário para 2026
Samir Xaud, presidente da CBF – Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Segundo a CBF, o objetivo é tornar o calendário mais racional e equilibrado. Entre as principais medidas estão a redução do número de partidas dos clubes da Série A e a ampliação de oportunidades para equipes de fora da elite, com a criação de novos torneios e o aumento no número de participantes da Copa do Brasil.
2026 ainda será um ano de transição, mas toda caminhada precisa de um primeiro passo. Este primeiro passo será dado hoje – afirmou Xaud. Já Avellar ressaltou a importância da democratização do futebol: Demos o primeiro passo na redução do excesso de jogos para clubes de Série A e, ao mesmo tempo, vamos promover mais oportunidades para federações e clubes em competições nacionais – disse.
O novo calendário prevê, por exemplo, a redução dos Estaduais para 11 datas, sem alteração na duração (11 de janeiro a 8 de março), a expansão da Copa do Brasil de 92 para 126 clubes já em 2026 — e 128 a partir de 2027 —, além da reformulação da Série C e do aumento da Série D para 96 participantes. Também foi confirmada a criação da Copa Sul-Sudeste e a divisão da Copa Verde em Copa Norte e Copa Centro-Oeste, como já havíamos divulgado aqui no Portal da Bola.
Com as mudanças, a CBF projeta uma diminuição de até 15% no número de jogos por temporada para clubes da Série A, além da inclusão de 82 novas vagas em competições nacionais. O investimento previsto em torneios organizados pela entidade será de R$ 1,3 bilhão, e todas as 27 federações estaduais terão representação em competições regionais.
Na Série A, o campeonato seguirá com o mesmo formato, mas com início em 28 de janeiro e término em 2 de dezembro, com pausa para a Copa do Mundo. A Série B terá calendário estendido, começando em 21 de março e terminando em 28 de novembro. A Série C será mantida com 20 clubes em 2026, mas ganhará expansão a partir de 2027. Já a Série D terá 96 clubes a partir do próximo ano, aumentando o número mínimo de jogos por equipe e garantindo mais rodadas até a definição do campeão, outra informação que também antecipamos aqui no Portal da Bola.
As competições regionais também foram redesenhadas. A Copa do Nordeste passará de 16 para 20 times, mas com menos datas (10). A Copa Verde será disputada em novo formato, com Copa Norte e Copa Centro-Oeste decidindo os finalistas. Já a inédita Copa Sul-Sudeste terá 12 clubes e servirá como porta de entrada para a Copa do Brasil a partir de 2027.