COPA AMÉRICA – ÁRBITROS GOINAOS JÁ ESTÃO NOS ESTADOS UNIDOS
A Copa América vai começar no dia 20, próxima quinta-feira, nos Estados Unidos. Mas, o pessoal da arbitragem já está por lá se preparando. Entre eles, os dois goianos: Bruno Pires e Wilton Pereira Sampaio. A dupla esteve também na Copa do Mundo de 2022, Catar.
Árbitros, assistentes e árbitros de vídeo (o famoso VAR) convocados pela Conmebol, juntamente com seus colegas da Uefa e Concacaf que vão trabalhar na Copa América dos EUA, estão reunidos desde ontem (13) no Seminário de Árbitros realizado pela Conmebol, em Dallas, no Texas, com o objetivo de atualizar conceitos teóricos e continuar com a preparação física para o torneio de seleções mais antigo do mundo.
A estreia do Brasil está marcada para o dia 24, contra a Costa Rica. O seminário seguirá até o dia 17 (segunda-feira). Os profissionais convocados participam do Seminário a fim de reforçar conceitos técnicos de forma abrangente, trabalhando os aspectos físicos. Realizam também diversas atividades de treinamento em campo, sala de aula e cabines VAR.
Entre os temas abordados estão lances de jogo, simulações em cabine VAR; avaliações técnicas e físicas, além de trabalhos de fisioterapia regenerativa, para que os árbitros cheguem à Copa América aptos para o melhor desempenho.
Foram convocados 101 árbitros para a Copa América, entre os quais os pertencentes à Conmebol, à Uefa, no âmbito de um acordo estratégico de intercâmbio entre as Confederações, e os da Concacaf, como convidados.
Ao todo, 11 brasileiros foram convocados. A árbitra Edina Alves e a assistente Neuza Back estão no grupo de oito mulheres escaladas pela Conmebol. Na última Copa do Mundo Feminina, Edina se tornou a primeira árbitra brasileira a atuar em oito partidas de Mundiais entre homens e mulheres, superando o recorde de Carlos Simon, que havia apitado sete jogos em três Copas do Mundo (2002, 2006 e 2010).
Wilton Sampaio e Raphael Claus também foram escalados pela Conmebol para atuar na Copa América.
O Brasil, que teve o maior número de convocados, terá ainda como representantes no quadro de arbitragem os assistentes Danilo Manis, Rodrigo Correa, Bruno Boschilia e Bruno Pires. Daniel Nobre, Pablo Gonçalves e Rodolpho Toski serão os árbitros auxiliares de vídeo (VAR). A Colômbia teve dez árbitros escalados, seguido da Argentina, com nove.