BRIGA PALMEIRAS x CRUZEIRO

Ministério Público de Goiás quer vetar a torcida do Palmeiras no Accioly

Por: Zé Roberto 21 nov 2024, 16:34

O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a adoção das medidas administrativas cabíveis para determinar a realização da partida Atlético Goianiense x Palmeiras com torcida única. O jogo acontecerá neste sábado, dia 23, às 19h30, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

Segundo apontado na recomendação pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT) do MPGO, promotor de Justiça Sandro Henrique Silva Halfeld Barros, a medida leva em conta o contexto fático de intensa rivalidade entre a torcida Mancha Alviverde (Palmeiras) e Máfia Azul (Cruzeiro), esta última aliada da Torcida Dragões Atleticanos (Atlético-GO), o que traz altíssimo risco de confronto entre torcedores dos clubes rivais.

A análise da situação foi feita pelo Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos, que ponderou a existência de alto risco de atos de violência, em razão da rivalidade entre as torcidas organizadas e suas alianças, bem como pela estrutura física do Estádio Antônio Accioly, que não possui vias de acesso exclusivo e seguro para a torcida visitante.

O promotor observa ainda que a prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, em todos os níveis; das organizações esportivas; dos torcedores e dos espectadores, inclusive dos promotores de eventos esportivos, segundo o que dispõe o artigo 179 da Lei n. 14.597/2023 (Lei Geral do Esporte).

Segundo o Atlético, mandante do jogo, os ingressos começaram a ser vendidos na segunda-feira. Serão pelo menos 2.900 bilhetes para a torcida palmeirense. E o clube não foi comunicado ainda pela CBF sobre qualquer possibilidade de alteração na questão da presença de público.

Em 2022, o Goiás viveu uma situação parecida, foi no jogo contra o Corinthians. A CBF não aceitou o jogo com torcida única, e adiou a partida. Ela aconteceu treze dias depois, normalmente, com as duas torcidas, no mesmo local.

Agora, não há tempo para adiamento, todas as datas estão ocupadas até dia 8 de dezembro. Esse jogo é decisivo pro Brasileirão, o Palmeiras pode até tomar a liderança do Botafogo.

Segundo o CEO da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, se a CBF precisa vetar a torcida do Palmeiras, a tendência é que o jogo não tenha público: nem palmeirenses, nem atleticanos.

Deixe um comentário

Você também vai gostar de ler

Faça parte!

Assine a nossa Newsletter