Técnico da Seleção Brasileira de Handebol Feminino realiza curso em Goiânia
Atividade discute sobre táticas e estratégias do handebol
O novo treinador da seleção brasileira feminina de handebol, Jorge Dueñas, iniciou nesta quinta-feira (17) em Goiânia um curso para profissionais da área, no Centro de Excelência do Esporte. As aulas estão acontecendo no período matutino e vespertino, até o próximo sábado (19).
Medalhista olímpico em 2012, o técnico espanhol desenvolverá um trabalho com professores e treinadores brasileiros no Curso Internacional de Handebol, que trata da padronização de procedimentos. O conteúdo prático e teórico aborda fundamentos como tática ofensiva, defensiva, o papel do pivô, inferioridade numérica, sistemas de ataque, entre outros.
A atividade teve início com um café de manhã de abertura com a presença de autoridades e coletiva de imprensa. Em seguida, 60 atletas e profissionais da área receberam orientações sobre técnica/tática ofensiva e defensiva. O técnico da Força Atlética/ Estácio de Sá/ Governo de Goiás, Jorge Castilho, e as atletas da categoria principal da equipe estão participando.
O Curso Internacional de Handebol é promovido em Goiás pela Federação Goiana de Handebol (FGHb) e Força Atlética. Além da capital goiana, Dueñas também segue no dia 21 para Florianópolis (SC), dia 25 para Manaus (AM) e para Maceió (AL) no dia 29.
As inscrições
Os técnicos e os atletas que tiverem interesse em participar do curso ainda podem fazer inscrição gratuita pela FGHb. É necessário enviar o currículo na área para o seguinte e-mail contato@handebolgoiano.com.br. Os selecionados serão comunicados para participar do curso.
Mais sobre Jorge Dueñas
Dueñas tem no currículo a medalha de bronze em Londres 2012, dirigindo a Espanha. Quatro anos antes, já havia levado as espanholas à prata no Europeu de 2008. No Mundial de 2011, em São Paulo, seu time bateu o Brasil por apenas um gol, ficando com o bronze em campanha importante.No Rio-2016, ele conduziu o time à sexta posição. A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) oficializou em junho o nome do novo treinador da seleção feminina na missão de substituir o dinamarquês Morten Soubak, que trabalhou oito anos na seleção brasileira e formou um dos mais importantes times do handebol internacional, ganhando inclusive o título mundial em 2013.
Fonte: Mac Editora e Jornalismo