MotoGP

MotoGP retorna a Goiânia após 37 anos em março de 2026

Por: Ygor Oliveira 25 jul 2025, 10:52

A MotoGP, principal competição de motovelocidade do mundo, está confirmada para retornar ao Brasil e terá Goiânia como palco de uma de suas etapas em 2026. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de março no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, sendo a única etapa da América Latina na temporada. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24/7) pelo Governo de Goiás, em parceria com a organização da MotoGP. “Em março, teremos em Goiânia esse grande evento, tão aguardado por todo o país. Vamos receber milhares de pessoas apaixonadas pela MotoGP”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, que vistoriou as obras do autódromo.

MotoGP

Foto: Cristiano Borges

O circuito goiano está passando por ampla modernização para atender aos padrões internacionais. Desde janeiro, obras estão sendo realizadas nas áreas de escape, com instalação de muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus. A pista receberá uma nova camada asfáltica, e a reta principal será alargada em cerca de um metro. Também estão em andamento melhorias nos boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle e centro médico. “Já frisamos toda a pista para depois aplicar a camada do novo pavimento e já realizamos toda a terraplanagem para a implementação das caixas de brita”, detalhou o arquiteto Carlos Wieck, da Motor Sport. O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou que o autódromo será homologado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

MotoGP

Foto: Cristiano Borges

O impacto econômico do evento será significativo. Um estudo do Instituto Mauro Borges (IMB) prevê que a etapa da MotoGP movimentará cerca de R$ 1 bilhão na economia goiana, com expectativa de gerar pelo menos 4 mil empregos. A projeção é de que mais de 150 mil pessoas compareçam ao evento, sendo 12% de turistas estrangeiros e 32% vindos de outros estados, impulsionando setores como transporte, hotelaria, alimentação e publicidade. “Estamos ganhando um novo autódromo. Tudo que é de melhor está sendo feito e será um dos melhores do mundo”, comemorou Roberto Boettcher, gerente do autódromo.

Calendário oficial MotoGP 2026

MotoGP

Foto: Cristiano Borges

1/3 – GP da Tailândia – Buriram
22/3 – GP do Brasil – Goiânia
29/3 – GP das Américas – Austin
12/4 – GP do Catar – Lusail
26/4 – GP da Espanha – Jerez
10/5 – GP da França – Le Mans
17/5 – GP da Catalunha – Barcelona
31/5 – GP da Itália – Mugello
7/6 – GP da Hungria – Balaton Park
21/6 – GP da Tchéquia – Brno
28/6 – GP dos Países Baixos – Assen
12/7 – GP da Alemanha – Sachsenring
9/8 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone
30/8 – GP de Aragão – Motorland
13/9 – GP de San Marino – Misano
20/9 – GP da Áustria – Red Bull Ring
4/10 – GP do Japão – Motegi
11/10 – GP da Indonésia – Mandalika
25/10 – GP da Austrália – Phillip Island
1/11 – GP da Malásia – Sepang
15/11 – GP de Portugal – Portimão
22/11 – GP da Comunidade Valenciana – Ricardo Tormo

Deixe um comentário

Você também vai gostar de ler

Faça parte!

Assine a nossa Newsletter