Sem categoria

STJD suspende torcida organizada do Goiás

09.05.2018

O STJD determinou na manhã desta quarta-feira (09) o afastamento da torcida organizada do Goiás de todas as competições da CBF. A medida preventiva está sendo tomada após o conflito entre torcedores e policias no último sábado (05) no Estádio Serra Dourada, já nos minutos finais do clássico entre Goiás e Vila Nova, que contou apenas com torcedores esmeraldinos no local.

 

O pedido de afastamento foi feito pela procuradoria e a liminar foi deferida pelo presidente do STJD do Futebol, Ronaldo Botelho Piacente. Além disso, fica determinado que qualquer acessório de identificação das organizadas não poderá ser usado e que o Goiás perca o direito dos 10% de carga de ingressos nos jogos como visitante. A medida entra em vigor nesta quarta-feira (9) e dura até julgamento do processo no STJD do Futebol.

 

A procuradoria do STJD denunciou o Goiás em dois artigos, sendo o 211, que diz que será punido o clube que “deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infra-estrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização”. A punição neste caso é uma multa, que varia entre 10 e 100 mil reais. O outro artigo em que o clube foi denunciado é o 213, que prevê punição ao clube que “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto, invasão do campo e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”. A pena pode ser em multa ou caso o episódio for grave, prevê perda de mando de campo em até dez jogos.

 

Segundo o advogado do Goiás, João Vicente, o clube já está buscando imagens para tentar se defender no julgamento que ainda não tem data marcada junto ao STJD. Um detalhe que chama atenção, é que segundo o advogado, a entidade além de suspender a torcida organizada do Goiás, ainda exigiu que o local onde ela geralmente fica no Serra Dourada, seja isolado e não tenha acesso aos torcedores durante os jogos.

 

Clássico contra o Atlético

 

No próximo dia 02 de junho o Atlético será o mandante no clássico contra o Goiás, marcado para o Estádio Olímpico. Com a decisão tomada nesta quarta-feira pelo STJD, tirando o direito do Goiás aos 10% da capacidade do estádio quando o time for mandante, o time esmeraldino não contaria com o apoio de sua torcida no clássico. Caso a punição seja revista, e a torcida volte a ter o direito de comparecer nos jogos em que o alviverde for visitante, o Atlético, como mandante, é quem definirá se teremos ou não a presença do torcedor esmeraldino.

newsletter-img

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Inscreva-se e receba a newsletter

Posts relacionados